Conheça a Atlanta

Clique no link abaixo e visite nossa página no Facebook www.facebook.com/atlantanatacao

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Cref

O Registro Profissional é a forma de saber se você é orientado por um Profissional de Educação Física registrado e devidamente habilitado. O documento que comprova isso é a Cédula de Identidade Profissional, você deve sempre exigir que o Profissional esteja com ela durante o exercício da profissão.

Você também pode consultar o Registro do Profissional através do site do CONFEF através do link a seguir, buscando pelo nome e unidade da federação de quem te orienta:
http://www.confef.org.br/extra/registrados/

Lembre-se, o exercício ilegal da profissão pode ser prejudicial a sua saúde e é ilegal segundo a Lei Federal 9696/98. Se você estiver sendo orientado por um leigo denuncie.

Denúncias: http://crefpr.org.br/denuncie-aqui


segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Calorias

Se você reparar, vai notar que nas embalagens dos produtos industrializados existem informações nutricionais nos rótulos. Em destaque, será possível conferir na tabela quantas calorias o alimento possui. Em seguida, vem a descrição dos nutrientes que compõem o alimento. Ou seja, se você quiser saber quantas calorias contém determinado produto, basta olhar no rótulo. Muito simples.
Mas, como são calculadas as calorias? Para chegar ao número de calorias de um alimento são realizados testes de laboratórios por sistemas de cálculo. Um equipamento chamado bomba “calorimétrica” queima uma pequena porção do produto e mede a energia liberada em forma de calor. A quantidade de calorias do alimento será compatível com a quantidade de energia. Assim, quanto mais energia, mais calorias tem o alimento.
O cálculo também pode ser feito através da análise da composição química do produto. O objetivo é tentar ver a quantidade de substâncias geradoras de energia (carboidratos, proteínas, lipídios e álcool). Quando a proporção em gramas destes componentes é conhecida, faz-se uma estimativa de calorias, utilizando como dados o calor de combustão (queima) e a digestibilidade de cada um deles.
Mas, e com relação aos alimentos naturais adquiridos em supermercados ou feiras? Como saber quantas calorias tem uma maçã, a carne, os ovos, o leite, o arroz, e tantos outros alimentos que fazem parte de nossa dieta diária? Neste caso, é preciso consultar uma tabela de calorias, que traz informações como o nome do alimento, a quantidade e as calorias correspondentes. Nessa tabela podem ser encontradas as quantidades de calorias de doces, frutas, legumes e verduras, pães, carnes, gelatinas, bolos, queijos, sorvetes, gorduras e óleos, leite e derivados, ovos, peixes e frutos do mar, líquidos (chás, sucos, vitaminas), refrigerantes e bebidas energéticas, bebidas alcoólicas.

Benefícios da Atividade Física

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física


Conheça os benefícios da realização de exercícios. Lembrando que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovascularesdiabetesobesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Confira, então, os 10 coisas que você precisa saber sobre atividade física:
  1. prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.
  2. Quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.
  3. Pequenas modificações no hábito diário – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudá-lo a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.
  4. Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade. Aqueles com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso), nestas condições, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.
  5. De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante os adultos pratiquem duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.
  6. 1 minuto de atividade física intensa é compatível com 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos para atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e a corrida de bicicleta são consideradas intensas.
  7. Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose da pessoa. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que carreguem consigo algum tipo de carboidrato de rápida absorção.
  8. As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como “molécula da felicidade”).
  9. Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.
  10. Em uma recente pesquisa feita pelo Overseas Development Institute, na Grã Bretanha, mostrou que o número de adultos obesos cresceu quatro vezes nos últimos 30 anos, em paises em desenvolvimento, ou seja, são mais de 1 bilhão de pessoas acima do peso.

Anabolizantes!!!

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Uso de Anabolizantes

O uso de anabolizantes vem se tornando, a cada dia, um hábito comum, principalmente pelas pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade, ajudar na cura de lesões ou simplesmente por questões estéticas. Porém, o consumo excessivo desse tipo de produto é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis ao corpo humano.

1. Os esteróides androgênicos anabólicos, mas conhecidos como anabolizantes, é um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular.

2. O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como: aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite).

3. No caso das mulheres, o uso de anabolizantes pode gerar características masculinas no corpo, como engrossamento da voz e surgimento de pêlos além do normal. Além disso, aumento do tamanho do clitóris, irregularidade ou interrupção das menstruações, diminuição dos seios e aumento de apetite.

4. Nos homens, o excesso de anabolizantes pode causar aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem dos espermatozóides e calvície.

5. Em adolescentes, as consequências podem ser piores, como comprometimento do crescimento, maturação óssea acelerada, aumento da frequência e duração das ereções, desenvolvimento sexual precoce, hipervirilização, crescimento do falo (hipogonadismo ou megalofalia), aumentos dos pelos púbicos e do corpo, além do ligeiro crescimento de barba.

6. Esses hormônios podem ser usados clinicamente e, ocasionalmente, serem prescritos sob orientação médica para repor o hormônio deficiente em alguns homens e para ajudar pacientes aidéticos a recuperar peso. Nos casos de necessidade clínica, os pacientes são indicados a tomarem apenas doses mínimas para apenas regularizar sua disfunção.

7. O uso das injeções de anabolizantes esteróides pode levar ao risco de infecção pelo HIV e vírus da hepatite, se as agulhas forem compartilhadas. Esteróides Anabólicos obtidos sem uma prescrição não são confiáveis, pois podem conter outras substâncias, os frascos podem não ser estéreis e, além disso, é possível que nem esteróides contenham.

8. Usar anabolizantes, sem orientação médica, é proibido, além de ser de grande risco para a saúde. Entretanto, por aumentarem a massa muscular, estas drogas têm sido cada vez mais procuradas e utilizadas por alguns atletas para melhorar a performance física e por outras pessoas para obter uma melhor aparência muscular.

9. Um estudo de 2007 traçou o perfil do usuário de anabolizantes no mundo. De acordo com os dados, o usuário típico não é o adolescente ou o atleta, mas o homem de cerca de 30 anos, bem educado e com renda alta, segundo um estudo publicado hoje. Foram pesquisados 2.663 homens e mulheres de 81 países, indicando que o motivo principal para o uso desses compostos é o aumento da musculatura.

10. Muitos atletas consomem anabolizantes a fim de conseguirem uma melhora na performance dentro do esporte. Os anabolizantes, quando entram em contato com as células do tecido muscular, aumentam o tamanho dos músculos do corpo humano. Porém, isso é caracterizado Doping, e o esportista pode ser punido por isso, como já ocorreu em inúmeros casos. Dependendo da situação, o atleta pode ser banido do esporte.